TRATAMENTOS

Tratamentos para Dependência Química

As nossas unidades de internação oferecem um programa de tratamento e manutenção da abstinência, sendo posteriormente realizado o encaminhamento para internação parcial ou acompanhamento ambulatorial.

DEPENDÊNCIA QUÍMICA E ALCOOLISMO

Entendemos que a Dependência Química e o Alcoolismo são doenças complexas, pois são multifatoriais, crônicas, recidivas e de difícil estabilização, porém são doenças tratáveis. Com o tratamento é possível tanto a abstinência, quanto o alcance de uma vida com qualidade superior a experimentada anteriormente ao desenvolvimento da doença.

Nosso modelo de tratamento é de mútua ajuda, promovendo mudanças, desenvolvimento de hábitos e valores importantes para uma vida saudável, utilizando-se de modelos psicossociais, prevenção de recaída, técnicas motivacionais, terapia cognitiva alem de vários serviços adicionais relacionados à família, educação, trabalho e saúde física.

MODALIDADES DE INTERNAÇÃO

Voluntária

É aquela em que o paciente se propõe espontaneamente a receber tratamento para seu problema com SPA (Substâncias Psicoativas).

Nosso Ambulatório

O tratamento ambulatorial é recomendado para dependentes que ainda não comprometeram sua estrutura de vida, mas que possuam problemas com o consumo de substancias, e precisam de ajuda para parar de usar.
Em nosso ambulatório atendemos pacientes Dependentes Químicos e também Familiares de Dependentes Químicos.

Dependentes: indicado para pacientes que podem atingir a abstinência de drogas sem interromper as atividades do dia-a-dia, mantendo assim sua vida profissional, estudantil e familiar ao longo de seu tratamento.

Familiares de Dependentes: indicado para os familiares de dependentes químicos para tratar da Codependência.

Pós tratamento: Indicado para pacientes que já atingiram a abstinência das drogas em outros tipos de tratamento (internação; medicamentoso; etc.), que necessitem de acompanhamento para reinserção social, prevenção de recaída e rede de proteção eficaz.
A família deve participar do tratamento nas duas modalidades apresentadas, para que assim o resultado seja efetivo e a abstinência seja mantida pelo paciente.