TRATAMENTOS

Tratamentos para Dependência Química

As nossas unidades de internação oferecem um programa de tratamento e manutenção da abstinência.
O tratamento é feito em regime de internação, visando num primeio momento a desintoxicação e conscientização.
Por ser a Dependência Química um transtorno mental, é recomendada uma profunda mudança na maneira de pensar.
Nossos métodos incluem programa de 12 passos dos grupos anônimos (AA NA), Terapia Cognitivo Comportamental, Plano de Prevenção a Recaida e Terapia Racional Emotiva.
O plano de tratamento é desenvolvido de acordo com o perfil e histórico familiar desta forma personalizando o tratamento de acordo com o perfil de cada indivíduo.
O plano de tratamento é feito em conjunto com a família que é informada e orientada sobre as melhores posturas a serem adotadas diante do tratamento.
Através do trabalho em conjunto a equipe, acolhido e família temos constatado que é possível a recuperação da doença e a tranformação de vidas.

DEPENDÊNCIA QUÍMICA E ALCOOLISMO

Entendemos que a Dependência Química e o Alcoolismo são doenças complexas, pois são multifatoriais, crônicas, recidivas e de difícil estabilização, porém são doenças tratáveis. Com o tratamento é possível tanto a abstinência, quanto o alcance de uma vida com qualidade superior a experimentada anteriormente ao desenvolvimento da doença.

Nosso modelo de tratamento é de mútua ajuda, promovendo mudanças, desenvolvimento de hábitos e valores importantes para uma vida saudável, utilizando-se de modelos psicossociais, prevenção de recaída, técnicas motivacionais, terapia cognitiva alem de vários serviços adicionais relacionados à família, educação, trabalho e saúde física.

Esse tratamento é composto por uma equipe:

Médico Psiquiatra
Psicóloga
Enfermeira
Educador Físico
Técnicos em Dependência Química
Nutricionista
Coordenadores Multidisciplinares

Nosso Ambulatório

O tratamento ambulatorial é recomendado para dependentes que ainda não comprometeram sua estrutura de vida, mas que possuam problemas com o consumo de substancias, e precisam de ajuda para parar de usar.
Em nosso ambulatório atendemos pacientes Dependentes Químicos e também Familiares de Dependentes Químicos.

Dependentes: indicado para pacientes que podem atingir a abstinência de drogas sem interromper as atividades do dia-a-dia, mantendo assim sua vida profissional, estudantil e familiar ao longo de seu tratamento.

Familiares de Dependentes: indicado para os familiares de dependentes químicos para tratar da Codependência.

Pós tratamento: Indicado para pacientes que já atingiram a abstinência das drogas em outros tipos de tratamento (internação; medicamentoso; etc.), que necessitem de acompanhamento para reinserção social, prevenção de recaída e rede de proteção eficaz.
A família deve participar do tratamento nas duas modalidades apresentadas, para que assim o resultado seja efetivo e a abstinência seja mantida pelo paciente.