Sobre o Centro de Tratamento Integrado

Iniciamos nossas atividades em 19 de Março de 2010 com um numero pequeno de residentes, e desde então já tratamos mais de 500 pacientes do sexo masculino.

Entendemos que a Dependência Química é uma doença complexa,  pois é multifatorial, crônica, recidiva e  de difícil estabilização, porém é uma doença tratável. Com o tratamento é possível tanto a abstinência,  quanto  o alcance de uma vida com qualidade superior  a experimentada anteriormente ao desenvolvimento da doença.

Qual é a nossa especialidade?

Somos um Centro de Tratamento especializado em tratar pessoas dependentes de álcool e outras drogas.

Reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como doença desde 1960 e catalogada no CID10 (variando do F.10 ao F.19), a dependência química é um transtorno mental que acomete cerca de 0,6% da população mundial segundo a ONU (Organização das Nações Unidas).

IMG_3690

Nossa equipe

• Médico psiquiatra e clínico geral

• Psicólogos

• Terapeutas

• Nutricionista

• Enfermeiros

• Técnicos de enfermagem

• Coordenadores

• Monitores

• Diretor

• Administrativo

Onde tudo começa?

Como toda doença crônica a Dependência Química apresenta graus de complexidade em sua evolução e para cada um destes existe um tratamento que melhor se aplica ao paciente.

Em nosso CT utilizamos como diretrizes para tratamento os 13 Princípios do NIDA (National Institute on Drug Abuse), e a RDC 29 onde temos por base a identificação da necessidade de cada paciente.

Através de anamnese feita por um de nossos profissionais, elaboramos um plano de tratamento que ofereça todos os recursos necessários para que ele alcance abstinência e recuperação da doença.

Através de atendimento inicial em nosso Ambulatório – CT Integrado Ambulatório – identificamos a necessidade do paciente e encaminhamos para o processo terapêutico que melhor atendera suas necessidades.

Nosso plano de tratamento foi elaborado com o objetivo de dar aos nossos pacientes mais do que condições para ficarem abstinentes. E para isso, associamos um conjunto de técnicas terapêuticas modernas, como profissionais especializados e ambiente seguro, isso faz com que sejamos capazes de tratar pacientes em uso, abuso e dependência de drogas, com ou sem comorbidades associadas.

Disponibilizamos hoje duas unidades de tratamento em regime de internato (voluntario, involuntário) e a unidade Ambulatorial.

Trabalhamos em cada paciente a mudança de suas crenças, conceitos e valores que foram distorcidos e deturpados como resultado do uso dependente de drogas.

Acreditamos que a família do paciente deva estar o tempo todo envolvida em todo o tratamento, sendo orientadas e tratadas em  suas necessidades emocionais através de avaliação de nossa equipe, lembrando que o paciente deve ter consciência de sua responsabilidade no processo.